sábado, 18 de maio de 2013

Oficina de rádio comunitária iniciou hoje na UFRGS

Fonte: Núcleo de Comunicação Comunitária FABICO/UFRGS
Iniciou na manhã de hoje Oficina de Rádio Comunitária Para fazer rádio comunitária com C maiúsculo no prédio da Antiga Escola Técnica no campus saúde da UFRGS. As oficinas vão ocorrer em 6 sábados no período da manhã e as inscrições foram gratuitas. A iniciativa é do Núcleo de Comunicação Comunitária, vinculado a Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade.

O primeiro módulo da oficina ficou a cargo de Rodrigo Jacobus, Mestre em

Comunicação pela UNISINOS e abordou noções iniciais, história, leis, gestão de
uma rádio comunitária. Ele apresentou trechos do filme Como uma onda no ar, que conta a história verídica da Rádio Comunitária Rádio Favela de Belo Horizonte/MG. O filme pode ser assistido na íntegra clicando aqui.

Foi distribuído ainda aos participantes uma cartilha com o histórico das rádios comunitárias no Brasil e como montar uma rádio. A publicação é do Núcleo em parceria com o Programa de Pós Graduação em Comunicação da UFRGS e o Núcleo de Ecojornalistas do RS e pode ser acessado clicando aqui.


Rádios Comunitárias na Confecom

O projeto se insere no debate da democratização das comunicações. A recente Conferência Nacional de Comunicação aprovou uma série de propostas que visam diminuir as barreiras impostas a essas rádios. Para saber mais, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário