Por que Barão Gaucho?


O nome Barão Gaucho é uma referencia ao centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, constituído em 2010 por Altamiro Borges para tornar-se "um centro de referência e luta por uma comunicação mais democrática no Brasil". Barão de Itararé é o "pseudônimo irreverente do jornalista gaúcho Apparício Torelli (1895-1971) – é considerado um dos criadores do jornalismo alternativo no país e o pai do humorismo brasileiro". Leia mais sobre ele clicando aqui
Por que criar um blog?
Há tempos palpita no subterrâneo de nossas vontades um projeto de comunicação mais abrangente que se insere no contemporâneo da luta de ideias. O poder da mídia tradicional manipula informações e condiciona comportamentos se afirmando hoje como nunca no autêntico “partido” conservador.

Como se sabe, a luta pela democratização da comunicação tem na internet um de seus principais locus. Muito se fala na emergência do fenômeno da blogosfera e a proliferação do compartilhamento de informações nas redes sociais. Esse  fenômeno fomentou em grande medida a realização da 1ª Conferência Nacional de Comunicação e agora é o espaço principal onde reverbera a campanha do projeto de lei de iniciativa popular "Para expressar a liberadade", que propõe um novo marco regulatório na mídia.


Tendo tudo isso em vista, emerge no RS vários sites e blogs progressistas, que se propõe a essa luta de democratização da comunicação. No entanto, a experiência positiva liderada em São paulo por Altamiro Borges que preside o Centro de Estudos em Mídia Alternativa Barão de Itararé ainda carece de maior respaldo. Temos bons blogs no RS, dentre eles o da UJS Gaucha, o site "O Revolucionário", bem como o Polenta News, o Somos Andando, além do Portal Sul 21. A lista é extensa, mas cumpre fortalecer e reforçar esse movimento que visa conquistar maior pluralidade e diversidade informativa e cultural no Rio Grande do Sul. 

É com esta perspectiva que nasce o Barão Gaucho. Reforçar uma luta que envolve uma infinidade de atores aqui no Rio Grande do Sul, tendo no jornalista Barão de Itararé, lá no início do século XX, um de seus pioneiros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário